Transporte – Gestão de Serviços e Alianças Estratégicas
Disponível para download
Prefácio
O foco no desenvolvimento dos transportes tem sido tradicionalmente a operação e os custos. Não há como relegar esse enfoque ao segundo plano, mas analisar o processo pela ótica de serviços e pela modernidade das alianças é uma questão de evolução premente a todas as indústrias competitivas.
Prestar um serviço de transporte com qualidade implica investigá-lo em seus atributos e em melhor conhecer as necessidades dos clientes. As teorias de serviços formam relevante diferencial àqueles que conseguem enxergar o fenômeno da globalização em todo o seu alcance e a própria evolução das nações. Este livro procura demonstrar isso e apresentar caminhos complementares às práticas atuais.
Paralelamente, em conseqüência dos mesmos motivos, as alianças estratégicas são oportunidades de fortalecimento conjunto que criam resistência para enfrentar os competidores mais intrépidos, e a questão do momento de sua formação é crítica. Existem diversas formas de alianças que podem auxiliar as indústrias de transportes.
No mundo dos executivos reativos, realmente não se sabe quanto tempo ainda resta à evolução dos mercados para a franca competição. Porém, no mundo dos executivos visionários, quase um pleonasmo, o que verdadeiramente importa é que os novos tempos já estão chegando, através de sinais de baixa freqüência.
Tenho muito a agradecer a meus amigos e mestres, principalmente pelas críticas construtivas ao trabalho inicial de pesquisa, e espero que esta obra motive ainda mais sugestões e o desenvolvimento de uma indústria de transportes saudável e preparada.
Mario Manhães Mosso
Janeiro de 2007